Você se assusta fácil?

0
222
[Total: 0    Média: 0/5]
Você se assusta fácil? A verdade é que todos nós, geralmente nos assustamos.

Os motivos podem ser os mais diversos, como situações de risco de vida real, como um assalto ou um acidente, ou ainda quando estamos assistindo um filme de terror, mesmo sabendo que aquilo não passa de ficção e não pode nos machucar de maneira alguma.

Mas não é só isso, você provavelmente conhece pessoas que se assustam ao ver pequenos insetos e animais que não oferecem riscos reais. E é por isso que alguns cientistas acreditam que o medo é algo pessoal, ou seja, cada pessoa reage aos mesmos estímulos de maneiras diferentes.

O que explicaria o fato de algumas pessoas se assustarem com determinadas situações e outras não.

arrow-orangeOs benefícios dos mini jardins terapêuticos

O susto, na verdade, é uma reação involuntária, um instinto natural relacionado ao medo. Trata-se de uma resposta muito rápida do cérebro e do corpo num momento em que você é exposto a algum fator que lhe cause medo.

E, de fato, a resposta cerebral é muito rápida, pois em apenas alguns segundos, ocorre uma grande descarga de adrenalina na corrente sanguínea, o que nos deixa em estado de alerta, prontos ou para enfrentar a situação e lutar ou para correr. Além disso, quando tomamos um susto, ocorrem outras reações em nosso corpo, tais como:

  • Aceleração dos batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial. – o que também ajuda você a ficar em estado de alerta e pronto para reagir.
  • Pupilas dilatadas – com isso, a quantidade de luz que entra em nossos olhos é maior, logo conseguimos enxergar melhor à nossa volta.
  • Palidez – isso ocorre devido ao direcionamento do sangue para os músculos e órgãos vitais, como o cérebro e o coração, novamente para que seja possível reagirmos fisicamente da melhor forma possível ao estímulo que nos causou o susto. Por isso, outras regiões do corpo recebem menos irrigação sanguínea, como o rosto, por exemplo, que acaba ficando pálido.
  • Desmaio – em casos mais extremos, o susto pode até mesmo causar desmaios. E aqui, novamente, a grande culpada disso é a adrenalina. Devido a uma grande descarga dessa substancia na corrente sanguínea, pode haver uma vasoconstrição, ou seja, as artérias diminuem de espessura e o sangue terá dificuldade de chegar até as células cerebrais para irrigá-las, o que causa a perda de consciência momentânea.

arrow-orangeO Milagre da Dieta do Limão

Você também provavelmente já ouviu a expressão “morrer de susto” e se está se perguntando se isso é possível, iremos matar sua curiosidade. Nas pessoas saudáveis é muito raro um susto levar a um caso muito grave. No entanto, em pessoas que já tem problemas de saúde, como doenças cardíacas, um simples susto pode ser muito perigoso, levando até mesmo a pessoa a ter um infarto ou um caso de morte súbita.

Outro problema de se tomar um susto muito grande é que ele pode ter conseqüências negativas não apenas para a saúde física do indivíduo. Muitas pessoas depois do susto podem sentir muita raiva ou vontade de chorar, isso porque ele pode ter um impacto emocional muito grande. E, além disso, há casos de pessoas que desenvolvem quadros de ansiedade, estresse pós-traumático ou mesmo depressão depois de um susto muito grande.

arrow-orangeVeja também: Manhas de Acne

Apesar de nos deixar com uma sensação muito desagradável e apresentar riscos muito sérios para nossa saúde física e emocional, o susto é um mecanismo natural, que é extremamente importante e está relacionado à nossa sobrevivência.

Descontração:

https://www.youtube.com/watch?v=vGfL4-j3deo

E você que acha sobre o susto? Comente aqui nos comentários sua opinião.

Compartilhe este artigo com seus amigos e vejam o que eles acham também sobre o susto.

E então, Você se assusta fácil?


loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here