Raiz do Gengibre – Só de Ter Em Casa Já Faz Bem

0
98
[Total: 0    Média: 0/5]
A Raiz do Gengibre é muito conhecida por trazer excelentes benefícios para saúde, essa raiz é uma planta do tipo herbácea. Assim como planta medicinal, é uma das mais antigas e conhecidas do mundo.

O gengibre tem um sabor bem picante e pode ser aproveitado tanto em pratos salgados quanto doces. Pode ser utilizado de diversas formas: fresco, seco, conserva, capsulas (em pó) ou mesmo cristalizado.

Origem da Raiz do Gengibre

Vegetal natural da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa (essas raízes são do tipo que armazenam reserva de alimentos. Em algumas espécies, elas ficam dilatadas e ganham o nome de raízes tuberosas. Em diversas vezes são usadas na alimentação humana, como a cenoura, a beterraba, a batata-doce, a mandioca e o nabo).

O gengibre é usado tanto na culinária quanto para usos medicinais. A planta assume diversos benefícios terapêuticos: por ter ação bactericida, é desintoxicante e melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Também é um famoso por ser um alimento termogênico, apropriado de acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura corporal.

Alguns Nomes da Raiz do Gengibre

Mangarataia, Mangaratiá

Principais Nutrientes da Raiz do Gengibre

O gengibre oferece uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é o responsável pelo sabor picante do gengibre.

As propriedades terapêuticas do gengibre se dão devido à ação conjunta de diversas substâncias, principalmente as encontradas no óleo do gengibre, poie ele é rico em componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre também possui substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo do organismo e potencializa a queima de gordura.

Emagrecer Com Gengibre e Queimar Mais Calorias

A raiz do gengibre é combinada por vitaminas do complexo B como a B6, assim como em outros minerais, possui: potássio, magnésio e cobre, mas essas propriedades se tornam menos relevantes levando-se em consideração o consumo diário da planta.

Como trata-se de uma especiaria, basta apenas pequenas quantidades do gengibre no chá ou nos preparativos na cozinha para aromatizar os pratos.

Onde podemos encontrar a Raiz do Gengibre

O gengibre pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Efeitos colaterais do consumo de gengibre

Há alguns relatos de azia, diarreia e desconforto estomacal após consumir gengibre. Neste caso, ele deve ser eliminado da sua dieta.

Interações com o gengibre

O gengibre adia a coagulação sanguínea, sendo contraindicado para pacientes que usam medicamentos anticoagulantes por poder aumentar o risco de hematomas e sangramentos.

A raiz ainda diminui os níveis de glicose do sangue, pode ser perigosa para quem toma medicamentos para controle do diabetes.

Como eles já tem a função de redução do açúcar no sangue, a ingestão do vegetal pode reduzir mais ainda a glicemia, proporcionando perigo de hipoglicemia ao paciente.


loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here