Qual a Principal Função dos Rins

0
140
[Total: 0    Média: 0/5]
A principal função dos rins é filtrar o sangue, dele removendo os resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo e também sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidades excessivas.

Aproximadamente dois mil litros de sangue passam pelos rins todos os dias, sendo produzidos ao final 1,2 litros de urina por dia. Se os nossos rins tiverem sua função preservada, quanto mais liquido tomarmos, mais urina será produzida.

Ao analisarmos as perspectivas da prevenção das doenças cardiovasculares (DCV) ao longo do século passado, é importante avaliarmos aonde chegamos.

O primeiro aspecto se refere ao progresso do conhecimento científico a respeito da etiopatogenia e história natural das doenças crônico-degenerativas do coração e das artérias, o que inclui hipertensão arterial, doença cerebrovascular e cardiopatia coronária, principais responsáveis pela crescente epidemia mundial de DCV.

O risco para cardiopatia coronariana está aumentado em cerca de 2 a 4 vezes nos pacientes com diabetes.

Podemos ter até 10% da população em geral com diabetes mellitus e, este percentual pode subir para até 20% nos idosos (mais de 65 anos).

No Brasil, as estimativas são de que cerca de 7,6% da população adulta seja portadora de diabetes.

As glândulas supra-renais (ou adrenais) têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função.

As supra-renais são glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, como regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress.

Sabe-se que uma das melhores maneiras de controlar a hipertensão (pressão alta) e a retenção de líquidos (inchaço) é reduzir o consumo de sal.

O sódio é um elemento químico que faz parte da composição do ”sal de cozinha” (cloreto de sódio). O sal é a maior fonte de sódio, mas este também é encontrado em diversos alimentos.

Qual a Principal Função dos Rins


loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here