Os Benefícios do Gengibre

0
167
[Total: 0    Média: 0/5]
O gengibre é uma raiz utilizada a mais de 5000 anos, ela é tradicional, considerada medicinal e muito popular na China e na Índia, por isso veja aqui quais são os benefícios do gengibre para a sua saúde.

O que é o gengibre?

O gengibre é uma planta aromática que tem sido protagonista de numerosos estudos científicos, graças aos seus efeitos saudáveis e de cura.

Este tubérculo é um rizoma subterrâneo que tem um sabor picante. Ele não é somente sensacional como uma planta medicinal, mas também é um grande ingrediente utilizado na gastronomia.

arrow-orangeComo Acabar Com Mau Hálito da Boca Definitivamente

Tradicionalmente, o gengibre tem sido uma das plantas mais populares na medicina tradicional chinesa e isso ocorre porque ele é um anti-inflamatório natural que ajuda a combater as doenças respiratórias, bem como artrite e problemas digestivos.

O gengibre também é rico em óleos essenciais, vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos e por isso ele é muito benéfico para o corpo humano, tal e como você verá agora.

Veja os benefícios do gengibre:

. Composição do gengibre

O gengibre trás uma série de benefícios e compostos, como os óleos essenciais, vitaminas, minerais e aminoácidos. Os seus óleos essenciais são o limoneno, citronelal, camphene dentre outros. E o gingerol é um dos óleos essenciais que lhe dá o sabor picante.

Ele é também é um tubérculo rico em vitaminas, tais como a vitamina B e C, além de todos os seus minerais, como o cálcio, fósforo, alumínio e cromo.

Outros dos seus compostos são os ácidos, tais como linoleico, oleico e ascórbico. Quanto os aminoácidos, estão presentes a metionina, niacina, histidina, arginina, triptofano, leucina dentre outros.

Por tudo isso, algo tão pequeno como o gengibre é cheio de compostos que fazem com que o seu consumo permita tratar vários tipos de doenças.

O gengibre também é muito rico em antioxidantes, ele contém enzimas tais como protease e zingibain, e fito nutrientes como flavonoides e carotenoides.

Propriedades do Gengibre

Tradicionalmente o gengibre tem sido conhecido como um remédio natural infalível para aliviar o desconforto gástrico, mas embora tenha levado anos para descobrir tudo isso, a pesquisa científica revelou que o gengibre não é apenas benéfico para problemas de estômago, mas tem muitas outras propriedades.

Na verdade, ele nos ajuda a combater o stress, além de ter efeitos antioxidantes para combater o envelhecimento celular, efeitos anti-inflamatórios que ajudam a melhorar enxaquecas, etc…

arrow-orangeComo Parar de Roncar Definitivamente e Naturalmente

Tudo o que foi listado a respeito do gengibre não são as únicas propriedades que podem ser destacadas, na verdade, você verá que ele contém propriedades para tratar quase que todos os desconfortos do nosso corpo, algumas doenças e até mesmo quando queremos perder peso.

1 – Benefícios do gengibre para a tensão física e emocional

Excelente anti-inflamatório

O gengibre tem compostos anti-inflamatórios chamados de gingerol. Estas substâncias são benéficas para reduzir a dor em pessoas com artrite ou osteoartritis.

Para que veja alguns dados científicos, estudos clínicos demonstraram que os pacientes que sofriam com essas doenças, ao tomarem gengibre além do seu medicamento regular, ao longo do tempo reduziram a inflamação das articulações e sentiram um grande alívio.

2 – Benefícios do gengibre contra a enxaqueca

Pesquisadores dinamarqueses descobriram que o gengibre pode bloquear os efeitos da protasgladina, uma substância que provoca a inflamação nos vasos sanguíneos do cérebro, que pode causar enxaquecas, e por isso ele as reduz e previne.

arrow-orangeComo Fazer Panini Low-Carb

Você pode tomar algum tipo de infusão de gengibre se estiver sofrendo de enxaqueca e verá como gradualmente se sentirá aliviada. Inclusive, pode toma-lo antes de sentir a enxaqueca como prevenção da mesma, e ele ajudará a reduzi-las.

Alívio contra o estresse

Graças ao cineol presente no gengibre, ele pode ajudar a garantir uma sensação de calma, ajuda a diminuir a ansiedade e por isso é um complemento ideal para os dias em que a pessoa está mais ansiosa ou épocas em que as emoções oscilam muito.

O estresse é algo que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, e a ingestão de gengibre ou introduzi-lo a sua dieta diária pode fazer com que o seu corpo se mantenha mais relaxado, e especialmente, que o impacto de estar sob constante pressão seja aliviado.

3 – Benefícios do gengibre para reduzir a dor muscular ou nas articulações

Como o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, quando você sofre com dores nas articulações porque praticou esporte de alto rendimento ou alta tensão, o melhor remédio pode ser o gengibre.

Para lidar com essas dores e mal estar, deve consumir por onze dias dois gramas de gengibre, assim poderá superar esse desconforto.

4 – Benefícios do gengibre para o congestionamento

Quando estamos constipados, o melhor remédio é tomar chá de gengibre e assim eliminar o congestionamento tão desconfortável, além de te ajudar a dormir melhor

5 – Benefícios do gengibre para a saúde do ovário

Eficaz contra cólicas menstruais

Para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais todos os meses e não querem tomar pílula, um dos melhores remédios naturais e que não tem contraindicações é o gengibre. A única coisa que você tem que fazer é preparar um chá de gengibre e ele irá aliviar as dores causadas pela menstruação.

Além disso, ele também é bom par as mulheres que têm um ciclo menstrual irregular, já que alivia a dor que se sente especialmente no primeiro dia.

7 – Os Benefícios contra o câncer de ovário

Esse efeito ainda está em fase de estudo, porém parecem promissores, mas lembre-se de tomar qualquer medicamento prescrito por um médico, e não os substitua por nada por conta própria.

Não existe nada que seja natural que possa curar o câncer. O gengibre, devido a sua composição e benefícios gerais pode proporcionar uma ligeira melhora em relação a dor e estresse para as mulheres que sofrem com câncer nos ovários, porém, novamente, não deixem de tomar a medicação prescrita.

Na 97ª Reunião Anual da Associação Americana de Câncer, a Dra. Rebecca Liu e seus colegas da Universidade de Michigan apresentarão um trabalho aonde mostravam que o gingerol presente no gengibre poderia matar as células do câncer de ovário por indução da morte celular programada.

Os 10 Benefícios do Gengibre Para Saúde:

Os medicamentos convencionais de quimioterapia podem fazer com que as células se tornem resistentes à sua ação. A Dra. Lui e seus colegas acreditam que o gengibre pode ser benéfico para pacientes com câncer de ovário, porque as células não se tornam resistentes ao efeito do gengibre.

Esse poderia ser um passo realmente importante em relação à cura do câncer, a esperança que muitas mulheres precisam para continuar na luta.

8 – Os Benefícios do gengibre para o aparelho digestivo

Alivia o desconforto gastrointestinal

O gengibre é sensacional tanto para os problemas de estômago como para os problemas gastrointestinais, já que ele não só alivia o desconforto como também ajuda na digestão.

Um pouco de chá de gengibre pode aliviar quase que imediatamente a dor gastrointestinal.

Eficaz contra tonturas e náuseas

Foi comprovado que o gengibre é eficaz na prevenção de náuseas e tonturas, desde os tempos antigos, as mulheres tomam chá de gengibre para evitar os enjoos matinais. Por sua vez, ele ajuda a ativar a circulação sanguínea o que é ótimo para as mulheres grávidas que muitas vezes tem a circulação afetada com o aparecimento de varizes e outros vasos sanguíneos.

Isso vai acontecer ao seu corpo se você comer gengibre todos os dias durante 1 mês:

Mas sempre é melhor consultar um homeopata ou médico para um aconselhamento, ainda que não aconteça nada por tomar um pouco de chá de gengibre quando está com enjoo.

Prevenção contra o câncer de cólon

Mais uma vez, o gingerol que é o responsável pelo sabor picante do gengibre, pode inibir o crescimento das células cancerígenas da zona do cólon. Assim sugere uma pesquisa apresentada na Cancer Prevention Research, uma reunião de especialistas em câncer, que foi realizada em Phoenix no ano de 2003. Mas novamente, nunca deixe de tomar os remédios receitados pelo seu médico.

9 – Os Benefícios para o sistema imunológico

Pesquisadores alemães descobriram que o suor é um agente poderoso para combater os germes e lutar contra as infecções. Se alguma vez você já tomou chá de gengibre, saberá que ele provoca muito suor, por isso, se forcarmos um pouco mais sobre os efeitos do suor, saberemos que ele é ótimo para combater e curar resfriados.

10 – Os Benefícios do gengibre para regular o metabolismo

Quando consumir o gengibre, irá se sentir muito melhor, já que ele ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos, além de ajuda que os compostos cheguem aonde devem chegar.

Para as pessoas que têm pouco apetite e quer recuperá-lo, o gengibre fresco é um grande aliado.

Essas são apenas alguns dos tantos benefícios do gengibre, por isso vale a pena incluí-lo em sua dieta.

seta-viagraesildenafila

Conheça aqui o Meu Plano Detóx Para Emagrecer


loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here