Nicotina e Cafeína

1
139
[Total: 0    Média: 0/5]
A Nicotina e Cafeína  pertencem a família das drogas estimulantes, já que aumentam a frequência cardíaca e a velocidade de outras funções corporais, além de poder causar overdose ou dependência de drogas.

Apesar dos riscos associados a estas substâncias, tanto a cafeína como a nicotina são legais para comprar e consumir aqui no Brasil como em grande parte do mundo.

Fontes da Nicotina e Cafeína

Nicotina: A nicotina é produzida naturalmente em todos os produtos do tabaco, incluindo os cigarros, charutos, fumo de corda, etc. É a substância psicoativa responsável pelos efeitos que alteram o humor e suas propriedades viciantes.

Cafeína: A cafeína está presente naturalmente no chá, café, cacau em pó e ervas tais como o guaraná e a erva-mate. Muitas vezes é adicionada a refrigerantes, suplementos energéticos e produtos para perda de peso devido aos seus efeitos estimulantes, além do que pode ser encontrada em vários medicamentos para alergias e analgésicos.

Efeitos da nicotina e cafeína

Ambas, a nicotina e cafeína, são estimulantes. Elas aceleram as funções corporais e provocam uma sensação temporária de aumento de energia e vitalidade na maioria dos usuários.

Entrevista muito interessante do Dr Lair Ribeiro: Como Parar de Fumar:

A cafeína é consumida principalmente devido a seus efeitos energizantes, já que combate a fadiga e melhora temporariamente a concentração mental, resultando em um melhor humor e mais concentração, e está presente em muitos medicamentos, porque contrai os vasos sanguíneos ajudando a aliviar os sintomas da alergia e da dor de cabeça.

Outros efeitos da cafeína podem ser insônia, nervosismo, batimentos cardíacos acelerados e náusea.

Assim como a cafeína, a nicotina contrai os vasos sanguíneos, acelera o ritmo cardíaco e o funcionamento cognitivo. Ela se une a acetilcolina que são receptores do cérebro e muitas vezes resultam em efeitos adicionais, como por exemplo a supressão de apetite, boca seca e náuseas.

A nicotina é altamente viciante e pode causar graves sintomas de abstinência, o que torna muito difícil parar de consumi-la.

Riscos para a saúde da cafeína e nicotina

A nicotina causa grandes riscos para a saúde. Além dos efeitos nocivos do tabaco, a nicotina é um veneno capaz de causar a morte mesmo usada em doses relativamente baixas. A nicotina em forma de chiclete e emplastro podem até causar problemas de saúde, especialmente quando combinado com cigarros e outros produtos de tabaco.

Náuseas, tonturas e vertigens são comuns entre as pessoas que consomem tabaco pela primeira vez, porém esses efeitos desaparecem com o tempo.

De acordo com o New York Times, os sintomas da intoxicação por nicotina incluem cólicas abdominais, vômitos, convulsões, agitação e alterações na respiração e pressão arterial.

Quando usado com moderação, a cafeína não costuma causar sérios riscos à saúde. De acordo com a Clínica Mayo, devido a sua capacidade de induzir espasmos da bexiga, a cafeína pode causar irritação do trato urinário em pessoas sensíveis.

A cafeína também pode aumentar os efeitos de outros estimulantes, tais como anfetaminas e pseudoefedrina, o aumento dos riscos de efeitos secundários cardiovasculares como taquicardia e hipertensão.

Vício e como deixá-lo

De acordo com várias pesquisas e Institutos Nacionais de Abuso de Drogas a nicotina é tão viciantes quanto a heroína ou cocaína, com uma taxa de cessação de apenas uma em 10 entre os fumantes que começaram antes de 21 anos de idade.

Ela aumenta os níveis do neurotransmissor dopamina – precursora natural da noradrenalina e da adrenalina que tem como função estimular o sistema nervoso – reforçando a necessidade de utilizar a substância em várias ocasiões.

A nicotina também provoca sintomas graves de abstinência quando a pessoa para com o consumo, alguns incluem ansiedade, aumento do apetite, irritabilidade e desejos pela droga.

A cafeína também é viciantes, embora consideravelmente menos do que a nicotina. Em excesso ela pode levar a insônia, o que resulta em fadiga no dia seguinte e a necessidade de mais cafeína.

Os efeitos de abstinência, como dores de cabeça, irritabilidade e sonolência podem aumentar a dificuldade de parar de fumar e pode ser grave o suficiente para interferir com o funcionamento diário.

Interações e precauções da cafeína e nicotina

Muitas pessoas consomem cafeína e nicotina ao mesmo tempo, e embora ainda não haja muitos problemas evidentes, os efeitos estimulantes combinados podem levar a maiores efeitos de estresse cardiovascular e efeitos psicológicos secundários como irritabilidade e ansiedade.

Pessoas com histórico de doença cardíaca ou outras doenças crônicas, devem consultar um médico antes de consumir cafeína, e devem evitar a exposição completa à nicotina.


loading...

1 COMENTÁRIO

  1. Olá gostei do artigo, aguardo mais dicas como essa sobre o assunto. Para mim que estou começando, são dicas muito importantes.01/06/2017

    Quinta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here