Os benefícios dos mini jardins terapêuticos

0
204
[Total: 0    Média: 0/5]
Os benefícios dos mini jardins terapêuticos na jardinagem são amplamente conhecidos há muito tempo. Atualmente, no entanto, temos um modo de vida muito diferente do que tinham nossos avôs, por exemplo.

Hoje, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos, não apenas nossas casas são muito menos espaçosas e com cada vez menos espaço externo, como também cada vez menos a natureza faz parte de nossas casas e de nossas rotinas.

arrow-orangeOs benefícios da orquídea em sua casa

Além disso, nossa rotina também se tornou muito mais atribulada, cada vez mais cheia de tarefas e compromissos. Por tudo isso, nos últimos tempos, os mini jardins têm feito enorme sucesso, seja apenas para fins de decoração ou por todos os outros benefícios que eles oferecem.

Tratam-se de pequenos ecossistemas, normalmente feitos dentro de um aquário, vaso de cerâmica, ou até mesmo de vidros que podem ser pendurados para quem quiser uma opção um pouco mais singular.

Sua composição é feita por meio de plantas, como suculentas, cactos, bromélias, ou musgo; além de pequenas pedras ou pequenos objetos de decoração.

O modelo depende da criatividade e do gosto de quem vai adotar um mini jardim.

Entenda um pouco mais sobre os jardins terapêuticos com este vídeo abaixo:

Abaixo você confere os benefícios dos mini jardins terapêuticos em sua casa:

  1. Exigem pouco

Como já deu para perceber pelos parágrafos acima, o primeiro benefício de se ter um mini jardim terapêutico é o de exigir pouco espaço e também pouco tempo com os cuidados. Assim você pode ter contato diário com a natureza sem precisar se preocupar frequentemente.

  1. Deixam a casa mais graciosa

Além disso, é claro que precisamos falar sobre o quesito decoração. Com os mini jardins a casa fica muito mais charmosa e também muito mais cheia de vida. Os modelos de mini jardins são os mais variados e podem ser escolhidos de acordo com os gostos pessoais e também com o espaço disponível.

  1. Melhoram o foco e a concentração

Segundo diversos estudos a presença de plantas no ambiente já pode ser suficiente para melhorar o foco e a concentração das pessoas. No entanto, ao cuidar de um mini jardim regularmente, esses benefícios podem se tornar ainda maiores.

  1. Acalmam

Outro grande benefício de se adotar os pequenos jardins terapêuticos está relacionado à sua capacidade de nos acalmar. Quando sofremos de ansiedade, nosso corpo permanece em estado de alerta o tempo todo.

As mãos começam a suar, a pressão sanguínea se eleva e o coração fica sempre batendo mais forte e acelerado. Segundo diversas pesquisas, a prática da jardinagem tem efeitos comprovados no que diz respeito à redução da pressão sanguínea e também dos outros efeitos causados pela ansiedade.

  1. Tratamento de doenças

Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelos mini jardins, no entanto, a utilização das plantas para o tratamento de diversas doenças tem até um nome: hortoterapia. E é utilizado como um tratamento complementar ao tratamento convencional dos pacientes. É indicado para o tratamento de doenças de ordem física, psicológica e até mesmo no tratamento de dependência química.

arrow-orangeO Milagre da Dieta do Limão

Os cuidados com seu mini jardim terapêutico dependem do tipo de planta escolhida e variam tanto em relação à quantidade de vezes que é preciso regar, quanto em relação à incidência de sol. Se você tem pouco espaço e pouco tempo, e procura uma opção para dar mais vida à sua casa, ter um mini jardim é o ideal para você.


loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here