Como Viver sem Dor – Sim é Completamente Possível

0
7
[Total: 0    Média: 0/5]

Se você acha impossível, saiba como viver sem dor.

De fato, a dor é algo que não mata ninguém, porém ela incapacita e compromete a qualidade de vida sendo algo que faz muito mal para as pessoas.

A dor causa às pessoas uma sensação desagradável e é produzida pela estimulação das terminações nervosas especializadas em sua recepção.

É impossível que uma pessoa nunca sofra com a dor ao longo de toda a sua vida, porém, ela não deve ser vista como algo que não pode ser curado, não se pode pensar que quem sofre com ela deve aceitá-la pois não poderá fazer nada para curá-la.

como viver sem dor é possivel

Aprendendo Como Viver Sem Dor

De acordo com o neurocirurgião Claudio Corrêa, coordenador do Centro de Dor do Hospital 9 de Junho de São Paulo e idealizador da campanha “Viva Sem Dor” lançada com o apoio da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) “A dor é subtratada e muita gente sofre sem necessidade”.

Prevenir, tratar e preservar serviu como slogan desta campanha que se baseou na temática da importância do tratamento da dor aguda para o benefício do paciente e do sistema de saúde.

Atualmente não existe nenhuma estatística no país, porém de acordo com a IASP – Association for the Study of Pain (Associação para o estudo da Dor), cerca de 80% dos pacientes relatam dor pós-operatória, e no Brasil milhares de cirurgias são realizadas em todo o mundo anualmente.

Em nosso país, mais de 70% dos serviços de emergência são procurados devido ao fato dos pacientes sentirem dor, e apenas a dor de cabeça soma 2,1 milhões de procura por esse serviço.

Outros exemplos comuns de dores agudas que fazem com que as pessoas procurem pelos serviços de emergência são as cólicas menstruais, infarto do miocárdio e trauma.

Tratamento digno da dor

É muito importante que as pessoas saibam que ao sentir dor, e principalmente se ela persistir, deverá procurar tratamento, afinal o que parece uma simples dor, muitas vezes pode ser problemas de saúde mais sérios, e a dor está lá para avisar a pessoa.

Com o intuito de orientar sobre as diversas e mais recentes possibilidades terapêuticas para tratar a dor, foi realizada uma campanha chamada Viva Sem Dor, com a intenção de promover atividades gratuitas para a população com ações de diagnóstico, palestras, grupos de apoio psicológico e atividades física.

O especialista explica: “É importante lembrar que a dor precisa ser tratada em sua especificidade, paralelamente ao motivo que a gerou. O tratamento da dor aguda geralmente inclui medicações analgésicas específicas para o mecanismo fisiopatológica que gerou e depende da sua gravidade”.

Hoje em dia já existem diversos tipos de fármacos para o alívio em casos de dor moderada como por exemplo anticonvulsivantes, anti-inflamatórios e alfa-adrenérgicos.

No caso das dores mais intensas, poderá ser usado opioides – como os derivados da morfina – que apresentam uma grande eficácia. Também existe a possibilidade da combinação dessas duas classes de medicamentos.

Se você sofre com dores, procure um médico pois é possível viver sem dor.


loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here